segunda-feira, 6 de setembro de 2010

medida disciplinar

Ola queridos leitores (poucos e amigos)

Faz tempo que eu não escrevo... Estava absorta em um livro... e sou meio compulsiva com isso, tenho que ler até terminar.

Mas enfim, este post é sobre uma conversa com a Ju, amiga de minha irmã e futura licenciada em biologia. Uma pessoa encantadora.

Falávamos sobre um fato que ocorreu numa escola perto da casa dela, onde um aluno agrediu uma professora e acabou sendo encaminhado para a fundação casa...

Meu... como podemos tratar nossos jovens assim? Pode ser até hipocrisia minha, e eu tenha que pagar minha língua depois,mas ele é uma criança (compreende aqui criança como individuo menor de 18), esta numa fase de formação de caráter onde todos, repito, TODOS cometem erros, alguns mais, outros menos, mas cometem.

Tratar relações de escola como casos de policia é o mesmo que rotular os envolvidos de criminosos... quem sabe ele já não tenha recebido esse rotulo de outra pessoa? Quem sabe ele não se convença disso e acabe se tornando um criminoso?

Parte da culpa dessa perda de jovens para o crime é nosso, que preferimos rotular o filho dos outros, porque se fosse nosso não o faríamos.

Uma vez vi uma reportagem muito interessante no Fantástico sobre uma escola em Campo Grande que mudou o habito de tratar seus problemas em delegacias e começou a disciplinar seus alunos dentro da própria escola... os alunos que cometiam delitos eram obrigados a cuidar da manutenção da instituição... achei essa reportagem um exemplo de como devemos disciplinar essas crianças que NÃO SÃO CRIMINOSAS, NÃO TEM IDADE PARA ISSO E SIM, TEM CONSERTO.

Não existem vilões sem heróis, e muitas vezes criamos nossos próprios monstros... esse é um exemplo disso.

Pra quem se interessou pelo assunto fica a reportagem:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1565547-15605,00.html

PS: escrevi meio rápido... então... malz aê os erros XD

Nenhum comentário: